The Making of Harry Potter

/
0 Comments
Oi gente! Estou aqui novamente - um pouquinho atrasada inclusive! Resolvi dar uma pequena interrompida na aula de história sobre o Reino Unido para contar um pouquinho para vocês do LUGAR MAIS LEGAL DO MUNDO – o Estúdio da Warner Bros. ao lado de Londres, onde foram filmados os filmes da série Harry Potter.  A página Love Great Britain compartilhou uma foto do Beco Diagonal esses dias e eu pensei, bom... Por que não?

O VTTW é um blog sobre as minhas viagens, mas acho que também é um blog sobre mim, de alguma forma. Vocês sabem onde eu trabalho e o nome de vários de meus amigos e sabem por onde eu ando. Acho justo que vocês saibam então aquilo que eu disse em um post antigo: Harry Potter é basicamente a coisa mais importante da minha vida! Hahaha. 

A série de livros da J.K. Rowling, que eu comecei a ler com 11 e terminei com 18 anos, ajudou sem dúvida alguma na minha formação. Isso porque me incentivou a ser uma pessoa que gosta de ler. Ser uma pessoa que gosta de ler, me incentivou a gostar de História e de Política. O que me incentivou a fazer a faculdade que fiz e a amar o meu trabalho. Também me incentivou a gostar (muito) de escrever. Então, se não fosse por causa das aventuras desse bruxinho, o blog provavelmente não existiria. E metade de vocês, meus amigos que acompanham, também não estaria presente na minha vida. 

Esse post é um pouquinho diferente então, mas não foge muito do tema dos meus últimos. A série de livros se passa inteirinha no Reino Unido, em diferentes localidades, e claro que os filmes foram todos produzidos lá também, usando as belas imagens do país como cenário.

Mas grande parte foi feita em estúdio – esse estúdio enorme da Warner Bros. que fica em Watford, uma região da Grande Londres. Eu já tinha tido a oportunidade de visitar os estúdios em 2013, mas é claro que não negaria visitar de novo. Veja bem: mesmo que você não goste de Harry Potter (você está enganado), a visita é bastante interessante se você curte cinema e arte.

Você pode chegar em Watford através do Overground - ou o bom e velho "trem". As pessoas que pegam essa linha e parecem um pouco perdidas sem dúvidas estão indo para o mesmo lugar que você. Chegando na Estação Watford Junction, tem um ônibus que fica indo e voltando do estúdio e custa apenas 2£ por passageiro. Demora uns quinze, vinte minutos e o caminho é bastante bonito - além do mais, você tem a oportunidade de andar num famoso ônibus de dois andares!

As ruas de Watford são todas bonitinhas (:
Chegando no estúdio - lembre, você precisa comprar o ingresso com antecedência e ter um horário agendado - já de cara vemos as peças do tabuleiro gigante de xadrez do primeiro filme. O legal é que tudo é original e realmente foi utilizado nos filmes e tocado pelos atores que tanto amamos.

a fachada do estúdio (:
Assim que você passa por uma fila - em que tem a oportunidade de ver o cenário "o armário embaixo da escada", que é bastante emocionante para um fã - você assiste um vídeo que mostra como foi a megaprodução dos filmes e o que aconteceu ali, qual a importância daquele estúdio. Eu - das duas vezes que assisti - já comecei a me emocionar nessa parte! E depois dessa introdução uma porta se abre e como mágica (não quis fazer trocadilho, mas...), você vê o salão principal de Hogwarts surgir na sua frente. É realmente de tirar o fôlego!

Na sequência das salas, vemos outros cenários como A Toca (casa da família Weasley), o Salão Comunal da Grifinória, O Ministério da Magia (<3) com suas estátuas e salinhas; vemos a Sala do Dumbledore, a Sala de Aula de Poções; vemos de pertinho a porta da Câmara Secreta, o Espelho de Ojesed, e objetos tão interessantes como a Pedra Filosofal, as varinhas utilizadas, e a riqueza dos figurinos durante todos os filmes.

Existe também um setor em que é explicado como eram filmados os jogos de quadribol, e também um instrutor que ensina você o posicionamento correto para empunhar sua varinha. Nessas seções, são tiradas fotografias profissionais que você - obviamente - pode comprar no final da visita.

Uma coisa que chama muito a atenção é a riqueza de detalhes. Os potes dos ingredientes na sala de Poções, por exemplo, todos tem rótulo e alguma coisa dentro. Os livros todos são escritos, com capas confeccionadas especialmente para os filmes. Os jogos da loja dos gêmeos Weasley, tudo foi pensado e repensado - é realmente incrível o trabalho que a produção teve.

a mesa da minha casa - a Sonserina - no Salão Principal <3

Quando passamos pelos cenários, saímos numa espécie de pátio onde encontramos a ponte de Hogwarts, o Noitibus Andante e o Ford do Sr. Weasley!

O passeio continua por um giro pela produção artística do filme. Depois, passamos por dois cenários que são uma grande atração do passeio todo - o Beco Diagonal (uma ruazinha montada inteirinha com todas as lojas que conhecemos tão bem dos filmes e livros) e, uma novidade desde a última vez que visitei em 2013, a Plataforma 9½ com o Expresso de Hogwarts, onde dá pra dar entrar também e ver as cabines!


A foto obrigatória na Plataforma. Tem um carrinho desses na estação King's Cross em Londres, também!
A última parte é também uma das mais surpreendentes: uma super (super) maquete de Hogwarts que faz qualquer fã de Harry Potter chorar, mas que também deixa todo mundo de queixo caído. Foto nenhuma pode dar noção da dimensão dessa maquete que, durante os filmes, foi utilizada para fazer as tomadas externas de Hogwarts.

Parece de verdade né? *-*
É claro que a visita acaba numa lojinha - ou uma lojona, vai entender - que vende todos os tipos de produtos da marca Harry Potter que você pode imaginar. Varinhas, cachecóis das quatro casas, moletons de quadribol, uniformes completos, bichinhos de pelúcia, livros, livros de edição especial, o Mapa do Maroto, o Mapa do Maroto para colorir, jóias para colecionador, pomos-de-ouro de plástico, pomos-de-ouro de ouro, Feijõezinhos de Todos os Sabores, Sapos de Chocolate, Pirulitos de Sangue para Vampiros, enfim, todos as coisas que você pode pensar são compradas ali. Se prepare para gastar algumas libras... Afinal, ninguém é de ferro.

Outra coisa que você pode fazer no Estúdio: experimentar a famosa 'cerveja amanteigada' numa caneca especial! Eu confesso que não sou a maior fã por causa do gostinho de canela, mas vale a prova (:

Esse post foi realmente diferente do estilo dos outros que eu vinha fazendo, mas foi também para dar uma pausa em tantas aulas de história e geografia! Hahaha. Eu falarei sobre a cidade de York no próximo post, como combinado! Espero que tenham gostado e vejam um pouquinho das fotos que eu tenho do Estúdio de Harry Potter, algumas tiradas dessa vez, outras em 2013.

Um bom fim de semana e até breve!




You may also like

Nenhum comentário: